terça-feira, 15 de abril de 2014

I'm going to Alaska!



Em fevereiro de 2011 estava navegando pela internet….procurando por livros para ler, até achar o livro ” Na Natureza Selvagem ” a sinopse no inicio não me impressionou em nada, porém nas criticas o livro era só elogio…resolvi comprar.

Quando eu vi valor, uns 50 conto se não me engano pensei logo em desistir de comprar. Pedi para trazer o livro, e assim que peguei nele.. veio logo na cabeça, “tenho que comprar essa porra” e desde desse dia não me arrependo da compra adquirida.

(A partir daqui é spoiler) Enfim, é uma leitura boa  rica em detalhes, muito bem escrita pelo autor Jon Krakauer, muitas vezes até com um pouco de humor e cheia de sentimentos, com uma entrega pessoal do autor que poucas vezes dá certo em investigações jornalísticas. Segui acompanhando os passos e as aventuras de um jovem chamado Christopher McCandless que após concluir o curso de direito, resolve ter o estilo de vida que sempre sonhou, na natureza selvagem, sozinho... longe do caos que é nossa sociedade.

 
Muitos acham que Chris era um  um maluco, um idiota, um herói, uma criança ( não concordo com nenhum ) essa é opinião de pessoas que  não leram o livro ou não assistiram o filme todo e não entenderam a mensagem.  Pensam que sabem sobre sua vida errante, mas nunca pensaram que ele tinha a indignação,  era puro em seus pensamentos. Na minha modesta opinião ele era um cara honesto consigo mesmo, um cara que preferiu viver dois anos como se fosse cem ao invés de viver cem anos como se fosse dois, pagando seu preço, mas também recebendo um pagamento que poucos conhecem.  Poucos sabem o que ele realmente queria, e poucos tem a vontade de fazer o que ele fez e ter sua coragem. 

Me identifico com o Alex Supertramp, (ele muda de nome para Alex Supertramp – “Super Vagabundo”) com a famosa frase “I now Walk Into the Wild” na cabeça.  Penso como Alex, a partir da idéia de sair, fugir da vida monótona. Quando estou em contanto com a natureza, com seus sons e cheiros, a terra suja, os animais….. me sinto mais forte, é bom se avaliar uma vez na vida. Se encontrar pelo menos uma vez na mais antiga condição humana é algo inexplicável e como diria Eddie Vedder na música Guaranteed "I ask silently All my destinations will accept the one that's me"("me pergunto silenciosamente se todos meus destinos aceitarão aquele que eu sou").

No meio de sua jornada Alex conquista a amizade de pessoas incríveis e simples, conquista também o coração de uma jovem. Mas na minha opinião a pessoa mais marcou a vida de Alex foi  Ron Franz um homem idoso que perdeu sua esposa e filho e em um acidente de carro. Ele conhece Alex ao dar carona para o jovem, e ao passar cada fez mais tempo juntos,  Ron descobri o quanto Alex é uma pessoa especial ao ponto de ter por ele o mesmo sentimento de um filho. A despedida dos dois é o momento mais emocionante.

Alex até manda uma carta para Ron:

“Gostaria de repetir o conselho que lhe dei antes: você deveria promover uma mudança radical em seu estilo de vida e fazer corajosamente coisas em que talvez nunca tenha pensado, ou que fosse hesitante demais para tentar.
Tanta gente vive em circunstâncias infelizes e, contudo, não toma a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo, tudo isso parece dar paz de espírito, mas na realidade nada é mais maléfico para o espírito do homem que um futuro seguro.
A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências [...]
Você está errado se acha que a alegria emana somente ou principalmente das relações humanas. Deus a distribuiu em toda a nossa volta. Está em tudo ou em qualquer coisa que possamos experimentar. Só temos de ter a coragem de dar as costas para nosso estilo de vida habitual e nos comprometer com um modo de vida não-convencional.
O que quero dizer é que você não precisa de mim ou de qualquer outra pessoa para pôr esse novo tipo de luz em sua vida. Ele está simplesmente esperando que você o pegue e tudo que tem a fazer é estender os braços. A única pessoa com quem você está lutando é com você mesmo [...]
Espero que na próxima vez que eu o encontrar você seja um homem novo, com uma grande quantidade de novas experiências na bagagem. Não hesite nem se permita dar desculpas. Simplesmente saia e faça. Você ficará muito, muito contente por ter feito.”


Quando chega em seu destino a felicidade de Alex é imensa, logo encontra um local onde ele iria passa os últimos momentos de sua vida, um ônibus enferrujado que Alex resolvi chamar de "Magic Bus 142". 


 

Ao passar do tempo ele descobri que a felicidade só é completa quando compartilhada, e a alegria dá lugar ao o desespero. Infelizmente por um erro infeliz, Alex termina morrendo, mas deixando um legado incalculável, tornando-se uma lenda para muitos. Lembrei da música de Legião Urbana (Love in the Afternoon) onde Renato Russo canta “É tão estranho, os bons morrem jovens…”. não é só a morte, no entanto, que atinge de forma mais rápida os bons: aparentemente, as provações mais difíceis parecem ter um curso natural, o qual invariavelmente atinge os corretos, os íntegros, os justos, os honestos =/

É muito bom adquirir a simplicidade, os sentimentos nativos e as virtudes da vida selvagem, jogar fora os hábitos artificiais, preconceitos e imperfeições da civilização moderna, e encontrar em meio à solidão (ou não) a grandeza selvagem, visões mais corretas da verdadeira natureza. A natureza é um planeta fora de vista, e nossa sociedade ainda não sabe disso.

Você mesmo, sempre pensa que você tem que querer mais do que precisa, tão cheio das coisa do seu trabalho que esquece até das pessoas que lhe amam e estão sempre ali ao seu lado. Como diria Eddie Vedder novamente na letra de Guarantted  "Half their lives, they say goodnight to wives they'll never know" (Metade dos homens, dizem boa noite para esposas que nunca conheceram de verdade). 


Espero repetir o caminho de Chris no Alaska, mas é claro que vou informar a todos, e levar os devidos procedimentos,  levo na bagagem os ensinamento de Bear Grylls do seriado Man vs Wild.

Enfim…. temos também o filme adaptado fielmente por Sean Penn, com uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos, composta por Eddie Vedder especialmente para o filme (como já foi mencionado nesse post). Todas a s músicas são espetaculares.

Assista, mas tome cuidado para não ficar “maluco” no final e resolver fugir de casa e ir para o Alaska! XD

Saudações de Fairbanks!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário