quarta-feira, 16 de abril de 2014

Os Subúrbios de Boston Parte II: Paciente 67



“Você não vai conseguir sair daqui. Agora é um dos nossos”

Na primeira parte de “Os Subúrbios de Boston” falei um pouco sobre o autor Dennis Lehane. Nessa segunda parte vou falar sobre um de seus livros, Paciente 67. Escolhi começar por essa obra porque foi o primeiro livro de Lehane que tive a oportunidade de ler, que tem como título original “Shutter Island”, no Brasil há duas edições “Paciente 67” (prefiro esse) e “Ilha do Medo”ambas publicadas pela editora Companhia das Letras. Essa segunda edição saiu em 2010 devido a adaptação para o cinema,  produzido por Martin Scorsese. O filme conseguiu ser bastante fiel ao livro, Scorsese não deixou escapar nada!

1ª Edição.
Paciente 67
2ª Edição


Enfim, vamos ao que realmente interessa, a história.

Sinopse:
No verão de 1954, os xerifes Teddy Daniels e Chuck Aule chegam a Shutter Island para investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Aschecliffe. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou de um quarto vigiado e trancado à chave. O desaparecimento levanta uma série de suspeitas. Surgem rumores de que uma abordagem violenta da psiquiatria seria lá praticada.

Teddy Daniels protagonista da história, é um agente federal vive cercado pelas suas feridas de guerras, lembranças horríveis da época que foi soldado. E como se isso não fosse o suficiente, lembranças de sua mulher (mulheres... sempre elas) que o perturbam intensamente ao decorrer da história.





História que se passa em uma ilha onde é localizado um manicômio com paciente perigosos e com um clima de bastante melancolia , Lehane desta vez não foi aos subúrbios de Boston. Mas nem por isso Boston deixa ser citada, Teddy Daniels morava em Boston.

É nessa ilha que a implacável dupla investigadores Teddy  Daniels  e Chuck Aule vão tentar encontrar uma paciente muito perigosa Rachel Solando, que misteriosamente fugiu da ilha.  Porém a verdadeira intenção do xerife Teddy Daniels é encontrar  e prestar contar com o assassino de sua esposa que também está na ilha, porém em outro bloco do manicômio.  Logo segredos vão sendo revelados de uma forma inesperada, e Teddy Daniels  ver que nada é o que parece ser.

O xerifão só vai ter dois caminhos, ou o caminho da mentira…..ou o da verdade, no final meu caro leitor, você é que fica perturbado pelos pensamentos do passado de Daniels “qual seria o melhor caminho?" o da mentira, ou o da verdade...


Nenhum comentário:

Postar um comentário