quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Cardume - Frank Schatzing (Resenha)




(Coloquei a capa e titulo original da Alemanha, no Brasil a editora fez uma capa horrível.)




"Para o ecossistema Terra, até agora essa bizarra aparência marginal improvável chamada homem acrescentou apenas uma coisa…. um monte de problemas." Frank Schätzing


O ser Humano é mesmo a espécie dominante do planeta? Somos o resultado de algum desenvolvimento progressista da natureza? Somos a espécie com mais sucesso na árvore filogenetica da evolução? Qual nossa importância na teia da vida? São esses e outros pontos da relação do ser humano e natureza, do valor de nossas vidas que o autor alemão Frank Schatzing (considerado por muitos um Michael Crichton da Alemanha) aborda no best seller científico “O Cardume", um livro onde a história não é apenas um entretenimento.


"A existência do homem é uma coincidência. Somos o resultado de um feliz acaso cósmico. Foram condições naturais favoráveis que possibilitaram o nosso surgimento, não a lógica.

Trate de cair na realidade Jack, somos apenas um pequeno grupo da espécie dos mamíferos que ainda não ficou marcada como sucesso na evolução. Se existe um Deus, e se for um Deus inteligente, então não somos a sua obra-prima, mas apenas uma variante que sobreviverá apenas caso se conscientize do seu papel como variante."


A história é uma verdadeira viagem de conhecimento pelos mares e litorais do Peru, Noruega, França, EUA, Canadá, Japão entre outros países. O uso abusivo das atividades humanas nos mares é o estopim para que a natureza mostre seu lado fascinante e no mesmo tempo cruel e o caos entra em pleno funcionamento quando algo muito estranho começa a afetar a vida marinha e consequentemente a vida humana. Basta lembrar que o ser humano depende altamente dos mares, principalmente economicamente, com a pesca, a exploração de petróleo, o transporte de cargas pelas rotas marítimas. Os maress tão importantes economicamente, são depósitos de esgoto de várias cidades, o que ameaça toda biodiversidade que vive ao redor.





Edição americana


Outro fato bastante interessante é o fato do autor convidar para explorar as regiões abissais poucas exploradas, dizem que sabemos mais sobre o espaço sideral do que sobre o oceano. De fato,
no espaço, a nossa movimentação e visão é melhor do que nos mares. Por exemplo, o telescópio Hubble vê galáxias desconhecidas sem nenhum tipo de problemas. Enquanto que nem os faróis com as luzes mais fortes e nem a luz do sol   nos permitem reconhecer o mundo debaixo d'água

Um homem com uma roupa espacial consegue mover-se livremente em quase todo o espaço, mas um mergulhador mesmo com uma roupa de mergulho adequada e de alta tecnologia é espremido a partir de uma certa profundidade. Outros exemplos de tecnologia submarina como Submarinos, AUV e ROY todos eles funcionam apenas em certas condições o que dificulta a exploração de nossos oceanos.

"A natureza não conhecia a média e não seguia as estatísticas. Ela era uma sequencia de estados momentos e situações extremas incalculáveis."


A leitura de “O Cardume" não decepciona em nenhum momento, é obrigatória, não se assuste com o grande número de páginas são mais de 900, mas ricas em conhecimento nas áreas de biologia marinha, biologia molecular, microbiologia, geologia entre outras... quando termina você deseja mais. Um fator que gostei bastante foi o autor abordar a biologia comportamental da orca, animal pelo qual sou fascinado e ainda penso futuramente porque não estudar.

 Não gosto de fazer resenhas sobre livros em que a leitura foi excelente, por isso paro por aqui.

P.S: No meio de todos o caos da história, existe um romance =)

P.S 2: Em relação a capa, a medida que fui lendo o livro vi logo que o titulo e a capa não tem nada a ver com história, malditos editores brasileiros.
Capa brasileira como se os editores estivessem avisando "durma com isso agora, hue br br" 


image 

 (Capa portuguesa, fiel a original alemã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário