sábado, 9 de agosto de 2014

"É uma questão de interesse." entrevista de Lehane para o The Talks

Falei do excelente trabalho de Dennis Lehane aqui no blog e também falei seus livros. Ultimamente ele concedeu uma entrevista sobre suas obras, entrevista excelente:



 

 Dennis Lehane


-Sr. Lehane, o autor de romance policial francês George Simenon disse certa vez: "A vida sangrenta é melhor do que um casamento chato." Você concorda?

Lehane: Não, eu concordo com o que disse Flaubert, que foi: ". Seja burguês e entediante em sua vida, para que você possa ser violento e apaixonado na sua ficção

 
-Bem, você certamente ter sido violento em seus livros. Na primeira cena de seu livro recente "Live by Nigth" , o personagem principal tem seus pés colocados em uma banheira de cimento e está prestes a ser lançada ao mar ... O que é importante saber ao escrever um épico livro de gangsters?

Lehane: Eu acredito que a imaginação é mais importante que o conhecimento. Stephen Crane escreveu The Great American War e ele nunca foi a qualquer lugar próximo a um campo de batalha. Para escrever sobre um gangster, ou qualquer coisa, você não começa com o bandido, mas com a pessoa. Então você entra em seu trabalho.
 
-Quanto de um assassino existe em qualquer um de nós?

Lehane: É as vezes, é as circunstâncias. Para ser honesto, é o que eu chamo de a 'questão alemã'. Vamos supor que, após a Primeira Guerra Mundial, não existe Hitler e toda uma geração de alemães atravessa o mundo pensando que eles são a moral, que eles estão em pé. Eles não se tornam guardas do campo, nenhuma dessas coisas acontece. Acho que as pessoas são tão moral com as pressões e as circunstâncias que estão ao seu redor e poucos grupos já tive de realmente olhar para ele na cara. A questão alemã é o mesmo que o Ocidente Pergunta quando essas pessoas vão parar de liquidar o oeste americano e massacrar um povo indígena. Olhe para as piores pessoas na história do mundo, as piores pessoas que podemos pensar, eu diria apenas Joseph Stalin acordou e disse: "Eu sou o mal.

-Você tende a ver o melhor nas pessoas?

Lehane: uma linha que eu coloco em um dos meus livros, que eu acho que é a linha mais reveladora sobre mim. Alguém diz: "Seu problema é que você vê o melhor do pior das pessoas, e o pior na melhor das pessoas." E isso é o meu tipo de visão da humanidade. Se você indicar alguém e dizer: "Isso é um ser humano terrível:" Eu interpreto como, "Sério? Eu tenho que ir falar com ele." Mas se você diz:" Essa pessoa é um santo." Eu vou andar em outra direção, porque eu não acredito em você.
 

-O que faz você odiar alguém?

Lehane: Eu realmente não odeio ninguém.

-Sério?

Lehane: Cheguei perto. Eu não gosto intensamente de alguém, mas "se odeio" é uma definição muito simples: a odiar significa que você levaria alguém para a frente de um caminhão em movimento. Eu não sou chego a esse ponto. Eu poderia posicionar-se de modo que o caminhão teria atingido uma poça e que poça iria cair em você.

-Você acredita em vida após a morte?


Lehane: Se há uma vida após a morte já estamos lá. Não há tempo. Então, se seu ente querido está morto, não está sentado lá em cima sozinho. Você já está com eles, porque o tempo é tão rápido [estala os dedos]. Além disso, eu acredito que tudo o que está lá fora no universo, o meu sentimento é que é benevolente. Há uma teoria do século XX que diz que o inferno não é fogo, o inferno é a ausência de Deus.
 

-Você cresceu educado por freiras e jesuítas. Isso foi uma boa preparação para uma carreira como escritor?

Lehane: Sim, com certeza. Filosofia fundacional dos jesuítas é: para cada resposta há uma outra questão. Essa é uma maneira muito boa para um dramaturgo de abordar as coisas. Impede de simplificar demais.

-Seus livros Mystic River, e Shutter Island tudo passou a ser adaptado em grandes filmes. Você já pensou sobre essa possibilidade, enquanto você está escrevendo, dado o quão provável é?

 
Lehane: Nunca quando estou escrevendo ... Talvez na parte de trás, para trás, de trás do meu cérebro de lagarto. Eu não posso ignorá-lo neste momento, sabendo que em Hollywood estão sob a suposição de que eu tenho algum tipo de toque de deus.
-As pessoas dizem que Clint Eastwood ligou para você sobre a adaptação Mystic River, e foi tão rápido como ele disse: "Posso?" Você disse: "Sim, você pode!"

Lehane: Não foi tão rápido, mas estava perto. Ele me ligou nessa semana e disse que queria fazê-lo. Eu disse que não queria vendê-lo. Tivemos mais um par de telefonemas e ele convenceu-me e então eu vendi. Não havia mais ninguém envolvido no processo, exceto eu e Clint.

-Eu li que o seu romance Live by Night também está sendo adaptado para o cinema, com Ben Affleck como diretor.

Lehane: Verdade.
Eu vi o roteiro, é um bom roteiro, mas só vai acontecer quando agenda de Ben permitir. Ele está fazendoBatman agora, então vamos ver o que acontece ...
Live by Night você olhou profundamente na vida e hábitos de gângsteres nos anos de proibição da América. Muitas pessoas diriam que esses anos não foram América do pior.

Lehane: Deus não, o contrário. Os benefícios que saíram da Lei Seca foram: A Era do jazz, e como nunca o jazz floresceu; a libertação das mulheres, as mulheres foram de repente cruzar limites que nunca poderia ir;  e isso nos deu um verdadeiro senso de identidade de libertação. As pessoas diziam: "Sinto muito, não vamos fazer isso." Esta é a desobediência civil em escala nacional. Por outro lado, deu uma coisa muito feia para os Estados Unidos, gerando poder ao crime organizado - é o crime organizado. Isso foi negativo, sem dúvida.

-Você provou a si mesmo como um escritor no gênero crime. Você seria capaz de escrever um romance bom assim? É uma questão de talento?

Lehane: É uma questão de interesse. Meus interesses puxam-me para questões sobre violência, questões sobre classe, perguntas sobre os ricos contra os pobres. Estas não são coisas que necessariamente iria me puxar para escrever uma romance. Então, não, não é uma questão de talento. É uma questão de paixão, é uma questão de interesse.

-Você escreveu o seu primeiro livro Um Drink Antes da Guerra, em poucas semanas e então esperou para publicá-lo por vários anos. Como você teve a paciência de esperar tanto tempo?

Lehane: Eu não estava doente, eu tinha 25 anos e estava entediado! Eu não tinha nenhum poder, eu não tinha uma editora, eu não tinha um agente - Eu não tinho nada. E então, quando eu finalmente obtive um editor, ela me fez reescrever toda a coisa de qualquer jeito. Foi um grande editor, tivemos um ótimo relacionamento desde então.

- Gone with the Wind foi famosamente rejeitada por editores 17 vezes antes que ele foi publicado.

Lehane: Catch-22 foi o mais famoso. Acho que Catch-22 foi rejeitado por todas as grandes  Nova York, e todas as pequenas também, e, em seguida, tornou-se Catch-22.

-Isso nos dá esperança.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário