quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Resenha - Sobrevivente, de Chuck Palahniuk

"Por favor, apertem os cintos enquanto começamos nossa descida para o terminal do esquecimento."

Nos capítulos e páginas de Sobrevivente são numerados de trás para frente. Se em Clube da luta o autor Palahniuk fala sobre ****** e *****, ****** ** *** ****** *****. Em Sobrevivente  o alvo do escritor americano é o fanatismo religioso, seitas, e a sociedade com sua estupidez e decadência.



O personagem principal se chama Tender Brason que está a preste a cometer um suicídio  dentro de um avião que ele sequestrou, o avião esta em pleno voo e em breve quando acabar o combustível vai estar em queda livre, durante esse tempo Brason conta sua história de vida que está sendo gravada na caixa preta. E o último sobrevivente de uma seita religiosa e fanática dos EUA em que todos os seguidores cometeram suicídio para a "libertação", sendo assim ele virou uma celebridade, trabalha também incentivando o suicídio de pessoas.

"Se os membros da igreja da comunidade forem chamados por Deus, se alegre. Quando o apocalipse era iminente, celebrar,  todos os crentes devem entregar-se a Deus, amém.

E você tinha que seguir.
 

Não importava a distancia. Não importa quanto tempo você estava trabalhando fora da igreja da comunidade. Como o acesso a qualquer transmissão era proibido, poderia levar anos para que todos os membros da igreja soubessem mais sobre a libertação. Siga a doutrina da Igreja, a fuga para o Egito. A fuga para fora do Egito. As pessoas estão o tempo todo correndo de um lugar para outro na Bíblia.

Você pode não saber por anos, mas o momento em que você descobriu, você tinha que encontrar uma arma, beber um pouco de veneno, afogar, cair, se cortar ou pular.
 

Você tinha que entregar-se para o céu. "



Além disso, ele é viciado em sexo, tem mania de limpar sêmen e sangue de roupas e tem como seu melhor amigo um peixe alimentado com Valium (mas o que porra é Valium? é um remédio combate os sintomas da ansiedade). 

 


 


Survivor
versão americana


Brason é mais um anti-herói construido por Palahniuk (assim como Tyler Durden de Clube da luta) tem uma mente bem perturbada, desde de sua infância e adolescência quando vivia na comunidade de fanáticos religiosos com sua família, e já viu né... não é por nada não.... mas crescer em uma família dentro de uma comunidade fundamentalista cristã e além tudo fanática, com limites e mais limites impostos, em relação a quase tudo, entre eles a restrição radical do sexo, o que explica até (eu acho) o vicio sexual de Brason na sua vida adulta. Uma sociedade limitada somente conhecimento religioso só tende a afundar cada vez mais em suas merdas, onde a salvação está em seu líder, seguindo todas suas regras (Jesus por exemplo).Quando um indivíduo como Brason é jogado na realidade da vida só tende a fracassar.

"É noite, as ligações são iguais ás de todas as noites. Lá fora a lua está cheia. As pessoas estão prontas para morrer por conta de notas ruins na escola, dos problemas familiares, problemas com o namorado, dos empregos idiotas. E eu apenas digo… se mate… se mate…
e esse é meu trabalho de conselheiro para suicidas, uma vez uma menina liga e pergunta: “Dói muito para morrer?”
"Bem, querida," eu digo a ela: "Sim, mas dói muito mais para continuar vivendo."

Como todo livro de Palahniuk o humor negro e o sarcasmo estão presentes, o livro é narrado pelo próprio Brason e são vários os momentos de humor e estupidez em referencia a religião, Brason reconhece isso em momentos de bipolaridade.


"Você nunca viu um Jesus no crucifixo que não estivesse quase pelado. Nunca viu um Jesus gordo. Ou um Jesus peludo. Em todos os crucifixo que você viu nada vida Jesus parece está fazendo propaganda de uma calça jeans de marca ou perfume masculino"

"O Paraíso dizem os escritos é um bufê de bocetas

O Paraíso é levar no rabo

Vá para o inferno, veado

Já estive lá

Vá a merda

Já fiz isso"

Embedded image permalink
Ali está meu exemplar brasileiro de Sobrevivente (juntamente com Factótum do velho Buk e Mystic River de Lehane)

Brason também conta como conheceu Fertility, mulher que mudou sua vida após atender o telefonema do irmão dela que queria cometer suicídio. Eu realmente gostei dos trechos de Fertility, ao ponto de se apaixonar por ela. Aliás Ferlitiy faz lembrar em alguns momentos Marla Singer de Clube da Luta (outra mulher que Palaniuhk descreve muito bem). Deixei uns trechos sobre Fertility logo abaixo:

"Sua voz me faz pensar em sua boca que me faz pensar em sua respiração que me faz pensar em seus seios."

"Segundo Fertility Hollis, o caos não existe. [.....] Outros passageiros com coletes salva-vidas, passavam pelas janelas e observavam com olhos arregalados a Fertility e Trevor valsando dentro do salão enquanto o navio começava a afundar.

Então Fertility e Trevor eram os últimos passageiros a bordo do SS Ocean Excursion, valsaram pelo assoalho de mogno inclinado, o salão de dança Versailles mais e mais inclinado a medida que a proa afundava e a popa tirava as quatros hélices do motor da água para o ar noturno, valsavam pela lenda de uma civilização perdida.

Você não tem ideia de como aquilo foi lindo. É a recordação mais linda da minha vida, disse Fertility."

"Fertility e seus olhos cinzas entediados como o oceano
Fertility com sua respiração de suspiros exaustos".

A leitura de Sobrevivente é bastante recomendada, como eu já disse a história é cheia de sarcasmos, momentos de reflexão, humor de modo que a leitura flui rápido. Acabo por aqui

Amém! E saudades Fertilty....

Nenhum comentário:

Postar um comentário